I DO Eventos Blog

POR QUE AS NOIVAS USAM VÉU?

0 Comments
1259
15 Aug 2015

Toda noiva sabe que usar véu e se vestir de branco é uma tradição no casamento, mas poucas sabem o porquê. A tradição do véu da noiva iniciou-se com os antigos gregos e romanos, que pensavam que o véu protegeria a noiva dos infortúnios e dos maus espíritos. Dentre as noivas atualmente, 80% delas aposta em usar o véu, que além de ser uma peça que valoriza a beleza, dá um ar de mistério e é um acessório cheio de significado. Na Grécia antiga o véu era usado como uma forma de proteger a noiva do mau olhado e também dos admiradores, enquanto que na Idade Média ele era utilizado como uma das partes do vestuário feminino e era um símbolo de nobreza. Quanto maior o véu, maior era a riqueza, apesar de também ser utilizado para proteger a pele das nobres do sol. O famoso véu branco é também um símbolo de pureza. É só pensarmos na figura de Maria (mãe de Jesus), ela sempre é representada com um véu. Visualmente ele passa um ar angelical, e o uso dele, assim como o vestido branco, significa pureza e virgindade.Dizem as más línguas que a outra explicação para o uso do véu é que ele era utilizado antigamente com o objetivo de esconder o rosto da mulher ao futuro marido até que o casamento fosse pronunciado. Essa tradição permitia ao homem dizer o famoso “sim” sem ter ideia da aparência física da sua noiva. Mas isso é só especulação, e nos tempos de hoje, onde não precisamos mais nos esconder do futuro marido,  a noiva já não pode contar mais com esse artifício, não é mesmo?

Agora, dê uma olhadinha nos tipos de véu e, se ainda está solteira, vá escolhendo o seu....

1. VÉU LONGO OU CATEDRAL

É um véu mais formal, normalmente para casamentos na igreja, à noite e em lugares fechados. Os véus podem ter de 2 a 5 metros, quanto mais longo maior a demonstração de poder e riqueza. Mas não se preocupe com isso, pois a Idade Média ficou lá pra trás. Hoje, o importante é que ele seja do tamanho do seu sonho.

Veu-catedral2

2. VÉU MÉDIO OU PONTA DE DEDO

Apesar de ser o preferido pelas noivas, o véu longo não é a única opção. Há também o véu de tamanho médio, conhecido como ponta do dedo. Tem esse nome porque seu comprimento deve ser justamente a ponta dos dedos da noiva e é indicado para praticamente todos os tipos de vestido, menos os vestidos curtos, que não ficam harmoniosos com esse tipo de véu. 

veumedio

3. VÉU COTOVELO

Mais uma vez o nome dita o comprimento. É um véu de noiva mais curto que o médio, que deve alcançar o cotovelo da noiva ou coincidir com a cintura. Pode ser usado com qualquer tipo de vestido, mas com um vestido muito pomposo, de cauda, não é o ideal.

veucoto

4. VÉU OMBRO

Muito mais informal que os anteriores, deve ser o escolhido para cerimônias durante o dia e são perfeitos para os vestidos de noiva curtos e com decotes tomara que caia. Há muitas variações dele, como os voilettes ou os véus super curtos, que cobrem só o olho e podem ser super charmosos!

voillete

veuCURTO

DICAS FINAIS

LOCAL DO EVENTO

- Evite grandes volumes se estiver casando em uma pequena igreja ou capela;

- Opte por um véu abundante se estiver se casando em um espaço muito amplo ou em uma catedral;

FORMATO DO ROSTO

- Para afinar um rosto redondo ou gordinho, prefira um véu delicado, sem muito volume, caindo suavemente próximo ao rosto, emoldurando-o;

- Se seu rosto é muito fino e você quer dar volume ao conjunto, escolha um véu mais armado caindo lateralmente;

ALTURA DA NOIVA

- As mais baixinhas devem evitar usar cabelos soltos para não achatar a silhueta. Ao invés disso, podem usá-los presos em um arranjo alto no qual será acoplado o véu;

- Para as muito altas, o véu preso abaixo do coque chignon (como aqueles usados pelas bailarinas) ajuda a disfarçar a altura. Neste caso, a mantilha também é uma boa opção;

- Quem tem altura mediana pode utilizar véus dos mais variados comprimentos com arranjos baixos e altos.

Agora é só escolher uma das inúmeras opções desse acessório tão especial, e correr prá ser feliz!!!!!!

Até a próxima.

Last Modified: Sunday 16 August 2015 19:48
Related Articles: NOIVAS FEST - FEIRA DE NOIVAS DO LITORAL
noivas casamentos véu curto